sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PROGRAMA DE ARTE PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE ENSINO EXPERIMENTAL DE GARANHUNS – CEEG
Professora: Maria Perpétua Teles Monteiro
Disciplina: Arte
PROGRAMA – 3º ANO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 8O( OITENTA) HORAS ANUAIS/DUAS (02) AULAS SEMANAIS

EMENTA: Modernismo.Arte Conteporânea.Dança.Música.Cinema.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PARA 2008
1. O Modernismo
1.1- A Semana de Arte Moderna
1.2- Artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna
2. Arte Contemporânea/Novas tendências
2.1- Instalação
2.2- Performance
2.3- Vídeo-Arte
2.4- Grafitagem
2.5- Arte computadorizada
2.6- Arte pobre
2.7- Arte do corpo(body art)
2.8- Arte da terra(land art)
2.9- Arte conceitual
2.10- Fotografia
3. Movimento Armorial
4. Dança
4.1- A história da dança
4.2- Dança do período romântico; principais representantes
4.3- Dança contemporânea, estilos e principais representantes
5. Música
5.1- A música pernambucana
5.2- A música popular brasileira: Bossa Nova, Tropicalismo, Jovem Guarda, Mangue beat.
6-Cinema no Brasil.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS/PROCEDIMENTAIS
1-Respeito à vida e à pessoa humana em suas diferenças
2-Compreensão dos conceitos de indivíduo, cidadão e pessoa
3-Direitos humanos como valor universal (direito à arte e à cultura)
4-Solidariedade, justiça, fraternidade
5-Respeito às diferenças
6-Participação.

INDICADORES DE DESEMPENHO
1-Identificar as novas formas de desenhar propostas pelos modernistas destacando suas principais características e representantes.
2-Identificar os artistas brasileiros que aderiram ao modernismo e participaram da Semana de Arte Moderna visando renovar o estagnado ambiente artísitco cultural de São Paulo e do Brasil.
3-Citar os principais artistas e tendências surgidos no Brasil após a Semana de Arte Moderna destando sua preocupação com a mudança(sócio-política,nacionalismo e inovação)
4-Identificar as Novas tendências surgidas a paritr de 50, vindas da Europa, como ainda mais livres que os das décadas anteriores, onde o artista busca novas formas para desenvolver seu trabalho.
5-Reviver a iniciativa artística do Movimento Armorial que tem como objetivo criar uma arte erudit a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro identificando o escritor Ariano Suassuna como um dos fundadores do movimento preocupados em orientar, para esse fim, todas as formas de expressões artísticas:música, dança, literatur, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetuta, entre outras expressões.
6--descrever a história da dança situando o período romântico e seus principais representantes.
7-Identificar os principais recursos da dança contemporânea, seus estilos e principais representantes.
8- Analisar,histórica e textualmente, a origem da música popular brasileira a paritr da contribuição do negro que trouxe da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca, o berinbau e ritmos desconhecidos pelos europeus apontado os movimentos dos anos 60, 70 e 80 e a variedade e riqueza da música popular hoje.
9-Identificar os principais estilos musicais de Pernambuco: maracatu de baque solto e virado, rock, pop, frevo, caboclinho, urso, samba, baião, xote, hardcore, manguebeat de Chico Science,entre outros.
10-Discutir os principais momentos do cinema brasileiro considerando sua historicidade, condiçoes e críticas.

METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas por meio de estudos (pesquisas bibliográficas e de campo), exposições, reflexões, produções e vivência dos conteúdos em questão(oficinas). Apresentação de conteúdos utilizando as diferentes linguagens.

INSTRUMENTOS/RECURSOS/MULTIMEIOS EDUCACIONAIS
Serão utilizados diferentes recursos: quadro branco,livros, revistas, jornais,diferentes tipos de papeis, lápis, televisão/vídeo, filmes, documentários,data show, retro-projetor/transparências, livros paradidáticos e o livro didático.

AVALIAÇÃO
Dar-se-á considerando a participação dos alunos nas atividades propostas individualmente e em grupos, a produção ,a vivência e participação nos grupos de interesse(talentos),projetos.Ocorrerá em caráter em sistemático e processual, utilizando-se ,também, testes e provas escritas.

PROJETOS
*Viver pernambudo(em três ciclos específicos:carnavalesco, junino e natalino) com o objetivo de conhecer, respeitar, apreciar e vivenciar aspectos e manifestações da cultura pernambucana e identificar locais de preservação desta cultura.
*Cidadania do Afro-descendente em Garanhuns
*Direitos humanos:aspersão de valores no âmbito escolar( no Ensino de Arte) durante todo processo com o objetivo de educar para os valores universais presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira 9.394 de 20 de dezembro de 1996.e assumidos nos(PROCENTROS)em específico no Centro de Ensino Experimental de Garanhuns(CEEG).Adota-se-á um tratamento transversal, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos relacionados ao valores que serão discutidos em situações de reflexão e leitura de textos complementares.

VIAGENS ESTUDO:

PESQUISAS DE CAMPO: Cidade(Garanhuns), Comunidade de Castainho

LIVRO DIDÁTICO:
CALABRIA, Carla Paula Brondi.Arte, História & produção.São Paulo:FTD,1997.Vol. I,II.

PARADIDÁTICOS:
ARAÚJO, Ubiratan castro.Palmares-cultura afro-brasileira.Ano III.Nº 3,2006.
COLEÇÃO Mestres das artes no Brasil.São Paulo:Moderna,2000.
ARAÚJO, Ulisses R&AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

FILMES:

DOCUMENTÁROS:

BIBLIOGRAFIA
ANTOINE-ANDERSEN,Véronique.Arte para compreender o mundo.São Paulo:Edições SM,2007
BRASIL.Ministério da Educação.Secretária de Educação Média e Tecnologia.Parâmetros Curriculares Nacionais:Ensino Médio:Linguagens códigos e suas tecnologias.Brasília, 1999.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
BUORO,Amélia Bueno.O olhar em construção,uma experiência de ensino de arte na escola.São Paulo, Cortez, 1998.
CALABRIA,Carla Paula Brondi.Arte, história e produção.São Paulo.FTD, 1997.
COSTA, Cristina.Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico-2ª edição.São Paulo. Moderna, 2004.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Construindo Valores Humanos na Escola. São Paulo: Papirus, 2002.
CUMMING, Robert.Para entender a arte.São Paulo. Àtica, 2003.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
FERRAZ, MARIA Heloísa Correa de Toledo.Metodologia do ensino de arte.São Paulo. Cortez, 1993.
FEIST, Hildegard. Pequena viagem pelo mundo da arte.-2ª ed- São Paulo.Moderna, 2003“A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que temos uma”Stella Adler

Nenhum comentário:

 
Maria Perpétua Teles Monteiro